Bem vindo!

"...É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e glórias, mesmo expondo-se a Fracassos e Derrotas, do que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito, pois vivem em uma penumbra cinzenta tão grande que não conhece vitória nem derrota...."

(..Theodore Roosevelt..)

Que Deus nos abençoe!

“A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns.”

(Abraham Lincoln)

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Inflação pelo IGP-DI voltou a crescer em janeiro, diz FGV


Índice aumentou 0,30% no mês e acumula 4,29% em 12 meses

O Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) voltou a subir em janeiro, revertendo a deflação vista em dezembro, com todos os subíndices registrando alta nos preços. O IGP-DI subiu 0,30% em janeiro, ante queda de 0,16% em dezembro, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quarta-feira. Nos últimos 12 meses até janeiro, o índice acumulou alta de 4,29%.
Analistas consultados pela Reuters previam inflação de 0,32%, segundo a mediana de 16 previsões. Em janeiro de 2011, o IGP-DI tinha avançado 0,98%.
O Índice de Preços por Atacado-Disponibilidade Interna (IPA-DI) -que calcula os preços de bens agropecuários e industriais nas transações comerciais de produtores e responde por 60% do IGP-DI- teve variação positiva de 0,01%, ante queda de 0,55% em dezembro. Destaque para o salto de 8,88% nos preços do milho em grão, após recuo de 4,90% em dezembro. Os custos da soja em grão subiram 3,74% em janeiro, revertendo a deflação de 1,88% no mês anterior.
O Índice de Preços ao Consumidor-Disponibilidade Interna (IPC-DI) -que mede a evolução dos preços às famílias com renda entre 1 e 30 salários mínimos mensais e que corresponde a 30% do IGP-DI- acelerou a alta em janeiro a 0,81%, frente à taxa de 0,79% no mês anterior. Nesse subíndice, os preços de curso de ensino superior saltaram 6,70%, ante estabilidade em dezembro. A tarifa de ônibus urbano também pesou, com alta de 2,60%, contra variação positiva de 0,02%.O núcleo do IPC-DI, no entanto, desacelerou a alta, registrando inflação de 0,37% em dezembro, ante 0,62%.
Representando 10% do IGP-DI, o Índice Nacional de Custo da Construção-Disponibilidade Interna (INCC-DI) avançou 0,89% em janeiro, acelerando em relação à alta de 0,11% de dezembro.O movimento foi puxado principalmente pelo aumento nos custos com ajudante especializado (+1,32% em janeiro, ante estabilidade em dezembro) e servente, com avanço de 1,35%, contra estabilidade em dezembro. O INCC-DI é um indicador econômico que mede a evolução de custos na construção civil.
O IGP-DI é usado como referência para correções de preços e valores contratuais, sendo o indexador das dívidas dos Estados com a União. O índice também é diretamente empregado no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) e das contas nacionais em geral.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário