Bem vindo!

"...É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e glórias, mesmo expondo-se a Fracassos e Derrotas, do que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito, pois vivem em uma penumbra cinzenta tão grande que não conhece vitória nem derrota...."

(..Theodore Roosevelt..)

Que Deus nos abençoe!

“A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns.”

(Abraham Lincoln)

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Dicas para economizar com alguns serviços bancários.


Abrir conta no banco é algo bastante corriqueiro na vida do cidadão brasileiro, entretanto, poucos sabem que os bancos são obrigados, por determinação do Banco Central, a oferecer uma série de serviços gratuitos aos clientes.  Conhecer o que pode ou não ser cobrado é fundamental neste relacionamento para que a gente  não acabe gastando mais do que o necessário com a conta.  Lembre-se que gastar menos é ter mais dinheiro disponível para investir, e com isso alcançar a independência financeira mais rápido!

Conheça agora alguns dos Serviços Bancários Essenciais e Gratuitos:

Isenção das Tarifas Bancárias - Quem não usa muitos serviços do banco não precisa contratar um pacote de tarifas. Todos os bancos são obrigados a oferecer uma quantidade mínima de serviços de forma gratuita, como o fornecimento do cartão de débito, a possibilidade de realização de até quatro saques e duas transferências por mês e o fornecimento de até 2 extratos e 10 folhas de cheque mensais, por exemplo.

Pacote de Serviços - É normal que, na hora de abrir a conta, o banco “ofereça” um determinado pacote de serviços, que, na teoria, se encaixaria bem no perfil daquele cliente, ou na sua capacidade financeira. Ninguém é obrigado, no entanto, a aceitar estes pacotes. É obrigação do banco, deixar em local visível as informações sobre os pacotes existentes e seus preços, para que os clientes tenham condições de escolher o que mais lhe agradam.

Anuidade do Cartão de Crédito – Ha algum tempo é uma prática comum o banco ou a administradora vender cartão de crédito concedendo anuidade gratuita. A gratuidade, no entanto, pode valer só para o primeiro ano, e depois, caberá a você ligar para a instituição e pedir o cancelamento do cartão ou desconto no valor da fatura.

Tarifa de Abertura de Crédito – Há alguns anos o Banco Central criou normas para o setor e proibiu a TAC (Tarifa de Abertura de Crédito), que era cobrada sempre que o cliente solicitava um empréstimo. O banco pode, no entanto, cobrar pela criação do cadastro do cliente quando ele a abre a conta, e por sua renovação uma vez por ano.

Envio do Cartão de Crédito - O envio de cartão de crédito sem que o cliente tenha solicitado é uma prática antiga porém proibida pelo Código de Defesa do Consumidor, apesar de ainda ser feita por algumas instituições. Alguns bancos argumentam que o cartão só será cobrado se for usado, mas mesmo assim o envio pode se tornar um problema para seja extraviado e usado indevidamente, por exemplo.

Portabilidade do Crédito – Pouca gente sabe, mas quem tem dívida com um banco, e considera as taxas de juros cobradas muito altas, pode optar pela portabilidade de crédito, ou seja, transferir a dívida para outra instituição. Para fazer a portabilidade, é preciso procurar o banco para onde se quer transferir a dívida. Se essa instituição financeira aceitar o consumidor como cliente, ele terá de quitar o empréstimo com a instituição onde a dívida foi feita originalmente e depois negociar novas condições de pagamento.

Conta Salário - Se você já tem conta em um banco, mas a empresa para a qual trabalha faz o pagamento por meio de outro, você pode optar por receber em uma conta chamada de “conta-salário”. Trata-se de um tipo especial de conta que não permite nenhum depósito além do salário. Quem opta por esta modalidade não paga nada para transferir o valor para outra conta, mesmo sendo de outro banco (desde que a transferência não seja feita em parcelas), nem para fazer até cinco saques mensais.

Fonte: Guia de Investimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário