Bem vindo!

"...É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e glórias, mesmo expondo-se a Fracassos e Derrotas, do que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito, pois vivem em uma penumbra cinzenta tão grande que não conhece vitória nem derrota...."

(..Theodore Roosevelt..)

Que Deus nos abençoe!

“A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns.”

(Abraham Lincoln)

sábado, 7 de maio de 2011

Como levar seu negócio a um novo mercado?

"Se sua empresa atua em apenas uma região do Brasil, talvez seja o momento de aproveitar o crescimento econômico para expandir a sua área de atuação. Antes de agir, pesquise as preferências dos consumidores.
Ao fazer isso, dispa-se de preconceitos e procure compreender o seu novo público-alvo dentro da moldura de valores culturais da região. Cuidado também com estereótipos – não acredite que já conhece os hábitos e atitudes dos cearenses ou gaúchos porque passou férias lá.
Outra sugestão é considerar as nuances entre os diversos estados brasileiros dentro de uma região. Nem sempre um produto que se aplique aos paranaenses, cairá nas graças dos catarinenses. Há preferências locais muito marcadas.
Além disso, analise a concorrência local. Há empresas regionais maduras e que já conquistaram a preferência dos consumidores. Não subestime esses concorrentes.
O aumento do poder de consumo das classes sociais C e D lançou nova luz sobre uma região do país que costuma ficar esquecida pelas empresas: a região Nordeste. O instituto de pesquisa Nielsen apresentou um estudo que traça o perfil do consumidor da região. Em geral, são famílias mais numerosas e as donas de casa são mais jovens do que as do Sudeste, por exemplo.
Os nordestinos gostam de comprar bens de consumo em atacados e no pequeno varejo, além de comprar em suas próprias residências por meio de venda direta – o índice de venda porta a porta é três vezes maior do que a média nacional."

Texto de: Daniela Khauaja, especialista em marketing pela Western International University de Londres e coordenadora da área de marketing de pós-graduação da ESPM. 

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