Bem vindo!

"...É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e glórias, mesmo expondo-se a Fracassos e Derrotas, do que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito, pois vivem em uma penumbra cinzenta tão grande que não conhece vitória nem derrota...."

(..Theodore Roosevelt..)

Que Deus nos abençoe!

“A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns.”

(Abraham Lincoln)

terça-feira, 31 de julho de 2012

Sete em cada dez famílias brasileiras têm dívidas no cartão de crédito


Entre os tipos de dívidas mais comuns dos brasileiros, o cartão de crédito foi novamente o mais apontado em julho deste ano. Neste mês, 71,8% dos endividados têm débitos no cartão de crédito, seguido por carnês, com 19,4%.

O número de famílias que declaram estar endividadas apresentou queda entre julho deste ano e o mesmo mês de 2011, segundo a Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor) da CNC (Confederação Nacional do Comércio).
No caso do cartão de crédito, os percentuais de endividados nesta categoria que ganham até dez e acima de dez salários mínimos são de 72,1% e 68,5%, respectivamente. Já em relação aos endividados por causa de contas em carnês, 19,7% têm renda até dez mínimos e 17,6% possuem rendimentos acima deste patamar.
De maneira geral, a Peic revelou que, em julho deste ano, 57,6% dos consumidores do País estão endividados – número inferior ao registrado em julho de 2011, quando 63,5% estavam nessa situação.

Crédito pessoal e financiamento de veículos

O crédito pessoal e o financiamento de veículos estão, respectivamente, na terceira e quarta posições na lista de dívidas dos brasileiros, com 10,7% e 9,4% das menções, respectivamente.
Na primeira modalidade, dos devedores que ganham até 10 salários mínimos, 10,5% têm crédito a pagar, ante 12,3% dos que recebem acima desse patamar.
Considerando o financiamento de veículos, na análise por faixa de renda, dos que recebem até 10 mínimos, 8,0% têm dívidas desse tipo, enquanto 19,7% dos devedores de maior renda estão nessa situação.

Cheque especial, crédito consignado e financiamento de casa

A Peic ainda revelou que, em julho deste ano, 5,7% dos endividados brasileiros têm débitos no cheque especial. Dos pesquisados de menor renda, 5,4% têm dívidas nessa modalidade de crédito. Já entre os que ganham acima de 10 salários mínimos, o percentual é de 7,5%.
No crédito consignado, 3,1% dos endividados com até 10 salários mínimos têm pendências nessa modalidade, enquanto entre os que recebem mais o número sobe para 4,1%. No geral, 3,2% dos entrevistados têm dívidas com crédito consignado este mês.
Já no que diz respeito ao financiamento imobiliário, 3,6% dos devedores têm empréstimos a pagar em julho deste ano. Considerando os que ganham até 10 salários, 3,2% têm dívidas com essa modalidade de crédito. Já entre os de maior renda, 6,3% têm débitos com financiamento imobiliário para pagar.

Sobre a pesquisa

A Peic, da CNC, é uma pesquisa mensal, iniciada em janeiro de 2010. Para compilar os dados, a CNC ouviu 18 mil consumidores de todas as capitais do País.

Fonte: Infomoney

Nenhum comentário:

Postar um comentário