Bem vindo!

"...É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e glórias, mesmo expondo-se a Fracassos e Derrotas, do que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito, pois vivem em uma penumbra cinzenta tão grande que não conhece vitória nem derrota...."

(..Theodore Roosevelt..)

Que Deus nos abençoe!

“A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns.”

(Abraham Lincoln)

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

OGX encontra petróleo na Bacia de Santos


A OGX, empresa de petróleo do grupo EBX do empresário Eike Batista, comunicou, nesta segunda-feira, em fato relevante à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), ter feito uma importante descoberta de petróleo e gás natural no bloco BM-S-57 no pós-sal na Bacia de Santos. A descoberta foi feita com a perfuração de um poço situado a 102 quilômetros da costa do Estado do Rio de Janeiro e em águas rasas de 155 metros de distância do nível do mar ao solo marinho. Essa é a primeira descoberta comercial no bloco, que tem um outro poço não comercial.
Nota na coluna Ancelmo Gois, publicada nesta segunda-feira, afirmara que as estimativas de reservas no campo seriam de três bilhões de barris de petróleo leve. Ainda segundo o colunista, Eike Batista já teria comunicado a descoberta à presidente Dilma Rousseff e ao ministro de Minas e Energias, Edison Lobão.
Sem confirmar o volume das reservas estimadas, em nota, a companhia destacou que esta é uma importante descoberta pela grande coluna (de mil metros) com hidrocarbonetos (petróleo e gás). A forte presença de gás natural gerou um "kick" (um evento que ocorre quando a pressão seja do óleo ou do gás é maior do que o peso da lama injetada durante a perfuração do poço ), o que segundo a empresa, está sendo controlado.
O vazamento da Chevron, no início de novembro, durante perfuração de um poço no Campo de Frade, na Bacia de Campos, teve início exatamente por um "kick", o peso da lama não foi suficiente para conter a forte pressão do petróleo e gás no reservatório, que acabou vazando para as rochas provocando grandes fissuras no solo marinho por onde vazou cerca de 2,4 mil barris de petróleo.
A OGX está se preparando para iniciar a produção de petróleo no próximo dia 28 em outro de seus campos na Bacia de Campos.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário